Quando vamos rastrear nosso trabalho em publicidade digital, geralmente há uma métrica principal que governa tudo – ROAS. No entanto, há uma nova métrica na jogada. Essa métrica é o MER, ou Índice de Eficiência de Marketing. Cada vez mais empresas estão começando a usar MER para avaliar o sucesso do seu trabalho em marketing digital e não podemos ficar de fora.
Mas o que é MER? E qual é a diferença entre MER e ROAS? Quando você deve usar o MER? Vamos responder tudo abaixo.
O que é MER?
O Índice de Eficiência de Marketing, ou MER, é uma métrica que permite ver o impacto de como todos os canais de marketing estão trabalhando juntos. Em vez de apenas calcular com base na receita direta associada à sua campanha publicitária, você calcula com base na receita total da empresa. Isso permite que você leve em consideração o efeito halo.
MER X ROAS
Se você está se perguntando qual é a diferença entre MER e ROAS, não se preocupe – você não está sozinho. Ambas as métricas têm um cálculo semelhante, com algumas diferenças importantes:
- ROAS = Receita de anúncios / Gastos com anúncios
- MER = receita total / gasto total com anúncios
Tradicionalmente, o ROAS analisa os gastos com anúncios e a receita a partir de um nível 1:1, independentemente de você estar gastando dinheiro em uma campanha de conscientização, de exibição ou em uma campanha de retargeting focada em conversão no Facebook.
O grande problema, é que isso leva a decisões precipitadas de pausar campanhas e impedir o seu crescimento. Combine isso com atualizações do IDFA, perda de cookies e a temida atualização do IOS14, você estará lidando com uma receita para o desastre de medição.
O ROAS ainda é útil para calcular o desempenho de campanha individual comparativamente, mas não é eficaz para comparar a eficiência de crescimento dos negócios historicamente (pré-IOS14 e quando havia mais dados disponíveis para plataformas de publicidade). Para uma visão mais holística do seu negócio, MER é a melhor métrica.
Por que devo usar o MER?
À medida que o comércio eletrônico (e o comércio em geral) se torna muito mais abrangente, é importante ter uma métrica que reflita isso. A jornada do cliente não é mais linear, então você precisa de uma métrica que leve em consideração todos os pontos de contato que seu cliente pode ter tido antes de fazer uma compra.
O MER analisa a receita total do site e o gasto digital total (ou todos os gastos, se aplicável). O objetivo é estar acima de um certo MER, assim como no ROAS.
Quando usar MER
Se você for responsável por apresentar dados para mostrar o sucesso de seus esforços de marketing, provavelmente usará MER e ROAS para diferentes cenários. O MER é melhor usado ao analisar seus esforços gerais de marketing em todos os canais – Google, Facebook, Instagram etc. No entanto, se você quiser relatar os resultados de uma campanha específica, o ROAS será a melhor escolha.
Um cenário de exemplo
Vamos dar um exemplo de como você usaria o MER para relatar os resultados de seus esforços de marketing.
Digamos que você executou uma campanha no Pinterest para o mais novo produto da sua marca. As campanhas do Pinterest geralmente levam 30 dias para aumentar, dependendo do tamanho do seu orçamento, portanto, seu ROAS no Pinterest provavelmente é baixo durante esse período inicial.
No entanto, ao longo dessas quatro semanas, esses anúncios estão direcionando novos usuários ao seu site, que então…
- São impactados pelo remarketing no Facebook
- Procuram uma avaliação do seu produto na Amazon clicando em um anúncio de produto patrocinado
- Pesquisam sua marca e clicam em um anúncio do Google
- Compram no seu site
Quando eventualmente convertem, todos os canais recebem crédito graças ao MER. Portanto, mesmo que sua exposição inicial tenha sido no Pinterest e seu último clique tenha sido de um anúncio do Google, todos os canais recebem crédito por contribuir com a compra.
O que achou dessa nova métrica? Justo né! Tem mais dúvidas? Fale com a gente!